Café é saudável: mito ou verdade?

Uma bebida que agrada a maioria dos paladares e que deixa aquele cheirinho inconfundível! Esse aroma é perfeito para muitas pessoas logo ao despertar.

Seja pela manhã, acompanhando o tão tradicional pão com manteiga, quando ao final de refeições ou lanches da tarde, o café atravessa o hábito cultural de gerações, proporcionando momentos de prazer e relaxamento.

Mas, afinal, beber café faz bem ou mal à saúde?

Essa dúvida, que é um grande dilema para todos os apreciadores dos grãos torrados e moídos, pode ser facilmente respondida pela ciência nutricional.

De acordo com pesquisas divulgadas pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, se for consumido moderadamente, o café possui efeitos poderosos para o nosso bem-estar.

Por ser rico em vários nutrientes, a sua ingestão (em qualquer forma que seja) ajuda em vários processos importantes do nosso organismo – como, por exemplo, o fortalecimento da saúde do coração, o desenvolvimento de funções cerebrais e de potencializar os remédios anestésicos no organismo.

Qual é a quantidade recomendada de café por dia?

Segundo a OMS, a quantidade indicada de café varia entre três e quatro xícaras de 50 ml por dia para pessoas saudáveis. Porém, crianças, gestantes, mulheres tomando pílula anticoncepcional devem evitar o consumo. Já pessoas que sofrem de ansiedade, glaucoma, incontinência urinária, osteoporose e Síndrome do Intestino Irritável devem consultar um médico antes de beber, pois podem piorar seus quadros clínicos.

Veja, então, 7 mitos ou verdades sobre os benefícios do café na sua saúde.

1 – Café tira o sono?

Verdade. Essa é a mais clássica de todas! Não é à toa que a xícara de café faz parte da rotina de quem precisa ficar acordado durante a madrugada. Com efeito estimulante, provocado pela cafeína, a bebida gera muita energia ao organismo, por isso, não é aconselhado para pessoas que sofrem com insônia.

2 – Beber café dá enxaqueca?

Mito. Muita gente, por causa da cafeína, acredita que o motivo das suas enxaquecas se dá pelo consumo de café. Isso tem certa razão, caso você beba excessivamente ou já se enquadra em casos agudos de ansiedade e estresse emocional. No entanto, se tomado com moderação, em um plano alimentar adequado, a iguaria tem o efeito de dilatar os vasos sanguíneos do cérebro. Essa “vasoconstrição” é responsável pelo alívio das dores de cabeça.

3 – Café pode combater o câncer?

Verdade. Dentre as últimas grandes descobertas sobre os benefícios do grão para a saúde, ficou provado que o consumo natural de café pode ajudar a combater e prevenir certos tipos de tumores que causam, por exemplo, câncer de mama, de pele, de próstata e de cólon. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há de se destacar que esse efeito só é alcançando se a temperatura do café estiver abaixo de 65º. Ou seja, nada de café muito quente.

4 – Café faz mal para os dentes?

Mito. O que faz mal aos dentes é a falta de escovação e os descuidados com a saúde bucal. Nesses casos, o café é um responsável por escurecer o esmalte dentário, porém, não é o principal culpado. Inclusive, de acordo com pesquisas odontológicas, a bebida, por conter tanino, polifenóis de origem vegetal, pode ajudar a remover a formação das placas bacterianas.

5 – Café faz bem para diabéticos?

Verdade. Segundo as pesquisas, principalmente nos casos de diabetes tipo 2, o consumo equilibrado de café no dia a dia pode ser ótimo para controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso acontece porque o grão possui, em sua composição nutricional, o ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide, que auxiliam na redução de glicose e insulina no pâncreas.


6 – Café “rouba” os nutrientes dos outros alimentos?

Verdade. Muita gente evita beber café depois do almoço para não perder os nutrientes consumidos na refeição. Isso é um fato. Segundo as análises, a cafeína dificulta a absorção de substâncias importantes, principalmente vitaminas e minerais, como ferro. Por causa disso, não é aconselhado, às pessoas que precisam ingerir maiores quantidades de cálcio no dia a dia, beber a tradicional combinação “café com leite”.

7 – Beber café emagrece?

Verdade. E por último, mas não menos importante, uma dúvida sobre o café que está muito em voga. Por ser um alimento considerado “termogênico”, o café acelera bastante as reações metabólicas do organismo. Essa mesma ação termogênica, aumenta o gasto calórico e contribui para a queima de gordura corporal.

Compartilhe!