Tomar água com limão todos os dias faz bem?

Você sabia que tem pessoas que tomam água com limão todos os dias e que essa receita pode mudar a sua saúde?

A receita é muito simples

Pegue um copo, esprema a metade de um limão dentro dele e complete o restante que faltar com água.

Sempre faça isso logo após acordar, antes de comer qualquer coisa no café da manhã e, se puder, espere uns 15 minutos antes de se alimentar.

Esse copo tem aproximadamente 25% de vitamina C – o recomendado para um dia! Assim como quase não tem calorias – o copo de água com limão tem apenas 9 calorias e ainda tem menos de 1 grama de açúcar.

Mas eu não gosto de limão, posso substituir laranja?

Poder, você até pode, mas o alertá-lo que a laranja possui o dobro de calorias e mais o açúcar. E geralmente não contém a mesma quantidade de vitamina C do limão. Portanto, o mais indicado é ficar com a receita original.

Benefícios de tomar água com limão

O primeiro benefício é o mais óbvio: ao tomar água com limão você estará tomando água e, ao tomar água, você hidrata o seu corpo. A hidratação é muito importante, já que não custa lembrar que aproximadamente 60% do nosso corpo é composto por água.

O problema comum que ocorre pela falta de hidratação são as pedras nos rins. Elas geralmente são formadas por uma substância chamada oxalatos de cálcio.

Além disso, tais pedras geralmente são combatidas com ácido cítrico. Em quantidades corretas, ele auxilia na quebra dessas pedras ou inibe suas formações. A água com limão possui boa quantidade de ácido cítrico e, por isso, ela irá colaborar com a saúde dos seus rins.

É sempre bom dizer que os rins são responsáveis por filtrar todo o sangue que passa pelo nosso corpo e, por isso, se eles não funcionarem corretamente, seu corpo será muito prejudicado.

Pelo fato do limão ser rico em vitamina C, ao tomar água com limão todos os dias você ficará mais resistente a gripes e resfriados.

A vitamina C é uma das responsáveis por fortalecer o nosso sistema imunológico!

Polêmica que divide a opinião de nutricionistas

Alguns nutricionistas afirmam que a água com limão ajudaria a pessoa perder peso devido às fibras da fruta. Já outros, rebatem, dizendo que a quantidade de fibras de meio limão é muito pequena para fazer uma diferença considerável.

Portanto, como não tenho formação na área, dessa vez eu vou ficar em cima do muro! 😉

Mas é inegável que tomar água com limão antes da primeira refeição traz uma sensação de saciedade mais rapidamente. Isso ocorre porque a água preencherá parte do seu estômago e, então, haverá menos espaço para ingerir alimentos sólidos.

A água com limão também ajuda a melhorar o seu humor

Relatos de quem começou a tomar regularmente indicam que o nível de satisfação das pessoas aumentou. Isso se deve ao corpo estar mais hidratado. A má hidratação provoca cansaço, sonolência e, consequentemente, o mau humor.

A pele é beneficiada ao tomar água com limão

Pelo fato do limão possuir flavonóides, a receita tem propriedades antioxidantes e ajuda a proteger a pele de danos. Além disso, ele colabora com a circulação
do sangue e outros aspectos do nosso metabolismo.

Apesar de todos esses benefícios que nós já citamos aqui, tomar água com limão não faz nenhum milagre. Não adianta você tomar água com limão e, no resto do dia, se alimentar mal, não ingerir líquidos o suficiente e não fazer exercícios de forma regular. Sua saúde não irá melhorar desse jeito! O benefício extra dessa receita simples só virá se for acompanhado de uma vida relativamente saudável.

Alguns mitos sobre a água com limão

1. O primeiro parece óbvio, mas não custa nada a gente dizer: a água com limão não cura ou o câncer!

Existe essa lenda de que as células cancerígenas não conseguiriam se propagar por causa do pH do limão, mas isso não é verdade. O câncer é uma doença séria e deve ser tratada com acompanhamento de um médico especialista.

2. A água com limão não aumenta a inteligência da pessoa. Então, nada de ficar tomando água com limão e não estudar para a prova! Ela não vai te ajudar a responder àquela questão de física ou de português.

3. Água com limão não cura ferimentos e também não alivia dores musculares. Assim como no combate ao frio, não trata doenças dentárias… Portanto, escove seus dentes corretamente! Doenças bucais podem provocar graves consequências na saúde do corpo das pessoas e, em casos extremos, pode levar à morte!

Vale lembrar também que a água com limão não é recomendada para pessoas que possuem problemas estomacais. como gastrite. por exemplo. Se você tiver problemas do gênero, consulte um médico antes.

4. E aqui vai mais uma dica: se você quiser adicionar mel à mistura, além dela ficar mais gostosa, também ficar mais saudável! O mel é bom para a pele, auxilia nos problemas respiratórios, dá uma força na digestão, diminuído a prisão de ventre, e tem vitaminas e minerais, como potássio, magnésio e fósforo.

E aí, vai começar a tomar água com limão?

Até a próxima!

Compartilhe!