Curiosidades e EntretenimentoDestaquesÚltimas

10 Curiosidades sobre o filme Rambo

O roteiro é bastante conhecido: após escapar de um cativeiro, um soldado boina verde decide voltar para casa, após de uma missão como infiltrado no campo inimigo, durante a Guerra do Vietnã.
Além de lidar com os traumas psicológicos adquiridos na guerra, Rambo terá que enfrentar as leis abusivas de uma pequena cidade.

Um dos filmes mais populares da década de 80, confira agora 10 curiosidades sobre o filme Rambo – Programado para Matar.

1. A Origem de Rambo

O filme foi baseado no livro “First Blood“, de David Morrell, lançado em 1972.
Após a publicação do livro, a produtora Columbia Pictures comprou os direitos de filmagem por um valor aproximado de $75.000. Mais tarde, os direitos seriam vendidos para a Warner Bros por $125.000.
Durante o período de aproximadamente 10 anos entre a publicação do livro e a estreia nos cinemas, vários rascunhos do roteiro foram criados e, consequentemente, muitos atores foram cogitados para o personagem principal, entre eles Al Pacino, Robert De Niro, Michael Douglas, John Travolta, James Garner, Chuck Norris e Clint Eastwood.

Os produtores Mario Kassar e Andrew G. Vajna, da Carolco Films, decidiram investir no projeto por sugestão do diretor Ted Kotcheff, que já estava trabalhando no projeto vários anos antes, quando ainda pertencia à Warner.

Dessa vez, o papel de protagonista foi oferecido a Sylvester Stallone. Após ler o roteiro, ele aceitou em menos de 24 horas.

Porém, o ator ainda estava inseguro, já que o projeto havia sido modificado diversas vezes e vários atores e diretores consagrados recusaram a participação.

O produtor Mario Kassar, então, sugeriu que, caso ele não quisesse atuar, que ao menos usasse as habilidades como escritor e participasse da elaboração do roteiro. E, à medida que escrevia, Stallone se via como o personagem, e ficou convencido de que ele era a pessoa ideal para interpretá-lo.

2. Adaptações

Uma das coisas mais comuns que ocorrem em filmes adaptados são as diversas alterações que são feitas da história original (principalmente para o filme ficar mais viável comercialmente).

O primeiro nome “John” foi dado ao personagem para o filme. Já no livro de David Morrell, o personagem é conhecido apenas como Rambo.

No livro, ele era um assassino Psicótico de sangue frio, mas Sylvester Stallone e os produtores queriam que Rambo fosse diferente e decidiram fazer dele um homem que estava perdido e sem saber o que fazer com sua vida.

No filme, a personagem de Richard Crenna, o Coronel Trautman, é um amigo próximo e antigo comandante de Rambo. Na obra impressa, Trautman é um capitão, e Rambo não é seu amigo e mal se lembra dele.

Na película, Will é um xerife, enquanto que, no livro, ele é o chefe de polícia. E um ponto da trama que está presente no livro, mas ausente no filme, foi a razão principal por trás do ressentimento e desprezo de Will por Rambo. O motivo era muito simples! Rambo era um veterano da Guerra do Vietnã – conflito que ganhou muita atenção -, enquanto Will era um veterano da Guerra da Coreia – que a maioria das pessoas quase nem se lembrava mais.

Além disso, a icônica faca que Rambo carrega não é mencionada no livro.

3. A Faca

Faca Rambo

Ah, e por falar na Faca de Rambo, o objeto que se tornou uma marca registrada do personagem foi Projetada pelo falecido fabricante de facas do Arkansas, Jimmy Lile.

O objetivo era criar uma ferramenta que fosse útil para situações extremas de sobrevivência. Isso incluía ser longa e afiada o suficiente para cortar comida ou cortar madeira, e capaz de armazenar pequenos itens necessários, como fósforos e remédios.

O filme foi responsável por popularizar facas de sobrevivência, com punho oco e bússolas.

4. Coronel Trautman

Coronel Trautman - Rambo

O plano era que Coronel Sam Trautman fosse interpretado por Kirk Douglas, mas o ator desistiu de última hora, devido às diferenças no roteiro.

Os produtores, então, a fim de substituí-lo, rapidamente entraram em contato com o Rock Hudson. Mas, naquele momento, ele não poderia aceitar, pois estava se recuperando de uma cirurgia cardíaca.

Foi então que eles procuraram Richard Crenna e lhe ofereceram o papel. Ele aceitou na sexta-feira, antes do início das filmagens na semana seguinte.

Crenna teve que pedir constantemente ao supervisor do roteiro para dizer suas falas, para que ele pudesse memorizá-las e gravar as cenas.

5. Cenas Perigosas

São muitos os cuidados que precisam ser tomados para que os atores e dublês não se machuquem muito em filmes de ação. Mas, mesmo com todas as prevenções, pequenos acidentes ainda podem acontecer no set de filmagens.

Sylvester Stallone quebrou acidentalmente o nariz do ator Alf Humphreys. Isso foi durante a cena da fuga da prisão, quando ele deu uma cotovelada no rosto do personagem. Só que a cotovelada pegou mesmo e é por isso que ele é visto usando um curativo durante o resto do filme.

Ainda durante as cenas da fuga, enquanto Rambo está sendo perseguido pela polícia, o dublê representando o xerife Will, que dirigia a viatura, sofreu uma fratura nas costas após gravar a primeira tentativa do salto em alta velocidade, que alcançou uma altura maior do que a esperada e fez com que o veículo aterrizasse com um impacto muito grande.

Quando o dublê abriu a porta para sair, ele se viu incapaz de andar e caiu no chão.

A cena teve que ser refeita, usando um carro diferente com o piloto acrobático, que foi a que está presente no filme.

Além disso, durante a filmagem da queda de Rambo nas árvores, um dos Galhos bateu muito forte em Stallone, que resultou na fratura de uma de suas costelas. Por conta disso, o ator teve que ausentar-se das gravações por um período, até que estivesse em condições de voltar a realizar as cenas.

6. Figurino de Rambo

O grande pedaço de lona velha, que Rambo encontra na floresta, não era, na verdade, um dos figurinos planejados para o filme, mas um pedaço real de lona envelhecida, encontrada pela equipe de filmagem durante a produção do filme.

Como havia apenas uma peça, Sylvester Stallone brincou sobre com uma lona se tornou um adereço precioso no set.

7. Figurantes

Muitos dos figurantes que aparecem ao longo do filme eram cidadãos locais, que estavam desempregados havia pouco tempo após uma fábrica próxima encerrar as atividades. E eles ficaram mais do que felizes por ter o elenco e a equipe do filme lá, para dar essa oportunidade de trabalho.

8. Finais Alternativos

Foram considerados dois finais alternativos para o filme.

Na primeira possibilidade, o Coronel Trautman seria forçado a atirar e matar Rambo, quando ele está prestes a tirar em Will ferido.

No outro final, veremos Rambo correr para fora da delegacia, em câmera lenta, atirando contra a polícia, mas os policiais conseguiram atirar e matar Rambo.

Esses finais seriam mais próximos do livro, já que na história de Morrel, Rambo morre no final.

9. Cortes

Sylvester Stallone não ficou nada satisfeito com o primeiro corte do filme e tentou comprá-lo para destruí-lo, pois o ator tinha muito medo de que este filme acabasse com a sua carreira.

Após não conseguir fazer isso, ele sugeriu que os produtores cortassem grande parte das suas cenas e deixassem o resto dos personagens contar a história.

Essa reedição foi tão pesada, que cortou o tempo do filme pela metade, deixando-o com apenas 93 minutos. E abriu um precedente para futuras sequências.

Apesar de, inicialmente, ter odiado o filme, Stallone comentou posteriormente que o primeiro filme da franquia foi o seu favorito.

10. Orçamento e Bilheteria

O orçamento original do filme seria de 11 milhões de dólares, porém o orçamento final ficou em $ 17 milhões, por conta dos vários meses de atraso da produção. Devido ao atraso deste filme, houve o atraso nas filmagens de Rocky III – O Desafio Supremo, que foi lançado no mesmo ano.

Sylvester Stallone e pediu 3,5 milhões de dólares por seu papel.

Os produtores Mario Kassar e Andrew Vajna fizeram um acordo, onde ele receberia inicialmente $ 2 milhões e o extra de $ 1,5 milhão viria das vendas do filme.

Rambo faturou mais de $ 125 milhões e deu início a uma longa franquia, que conta com cinco filmes.

E essas foram algumas curiosidades sobre o filme Rambo – Programado Para Matar. Se você gostou deste post, deixe o seu comentário e nos diga o que você achou desse filme.

Compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Um grande abraço e até mais!

Compartilhe!