Saúde e Bem Estar

8 dicas de segurança para o Carnaval

O Carnaval é uma festa que arrebata multidões pelo Brasil inteiro e leva o povo para as ruas, buscando diversão.

Durante os dias da folia de Momo, muitas coisas boas acontecem. No entanto, muitas coisas ruins também estão sujeitas.

Mesmo não se envolvendo diretamente em brigas, você pode, por exemplo, ser atingido por algum objeto arremessado ou mesmo um disparo de arma de fogo. Ou, ainda, pode sofrer com fraudes e ser furtado/roubado.

Então, todo cuidado é pouco para evitar dores de cabeça, não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos 8 dicas de segurança para o Carnaval.

1. Caixas eletrônicos

Não aceite orientações de pessoas estranhas quando estiver utilizando os caixas eletrônicos (principalmente aqueles localizados em vias públicas). Muitos criminosos ficam à espreita de algum desavisado para aplicarem golpes ou realizarem roubos.

O melhor a fazer, caso você encontre algum problema, é se afastar e ligar para o seu banco ou operadora do cartão de crédito/débito (cujo telefone sempre consta no verso do cartão).

2. Esconda bem sua senha

Proteja a sua senha e nunca deixe que alguém visualize a sua digitação (tanto em caixas eletrônicos quanto em maquininhas dos comércios e ambulantes).

A sua senha é a chave de acesso total à sua conta ou seu cartão. Então, se ela “vazar”, qualquer pessoa má-intencionada pode lhe causar grandes prejuízos.

3. Cuide do seu cartão

Tome cuidado ao realizar alguma transação e fique sempre atento ao seu cartão. Nunca entregue-o a terceiros. Em nenhuma hipótese!! Caso isso aconteça, sempre confira se o cartão devolvido é o seu mesmo (verifique o nome), pois vários golpistas efetuam a troca tão rapidamente que a gente só percebe quando recebe o SMS informando de alguma transação.

4. Celular guardado

Cuide do seu celular e evite utilizá-lo em locais onde haja aglomeração de pessoas ou em vias onde haja perigo de assaltos.

Além disso, não abra o aplicativo dos bancos nesses lugares, pois ficaria mais fácil ainda para alguém que o furtasse.

5. Se ouvir gritos corra para longe

Bancar o herói é coisa para filmes da Marvel ou da DC. Com o perigo que está nas ruas, o melhor a fazer, caso haja alguma confusão, é se afastar e deixar que a polícia ou seguranças treinados cuidem do caso.

E a dica dentro da dica é: caso precise de ajuda, não grite por “socorro”. Grite “fogo!”. As pessoas ficarão mais propensas a ajudá-lo desta forma.

6. Beba água

Apesar dessa dica ser mais indicada para um post sobre saúde, beber água é importante também para a sua segurança.

Caso você tenha uma desidratação (coisa muito fácil de acontecer quando se está pulando carnaval), poderá ficar debilitado e, se precisar de ajuda de alguém, poderá cair nas mãos de gente não-confiável.

Portanto, leve sua garrafinha e vá bebericando sempre, para evitar problemas.

7. Resista!

Recuse a oferta de comidas e, principalmente, bebidas de estranhos ou pessoas nas quais você não confie plenamente.

Os oportunistas aproveitam as festividades para atacarem os incautos e aplicar golpes com a ajuda do famoso “Boa noite, Cinderela” – uma droga que te deixa fora de órbita, mas consciente para quem o vê, não causando desconfiança nas pessoas de que um golpe está em curso.

Há milhares (acredito até que hajam milhões) de casos em que pessoas foram vítimas desse golpe tão antigo e manjado, mas que ainda ocorre nos dias de hoje por pura falta de atenção e um mínimo de cuidado.

8. Deixe as tentações de lado

Por último, mas não menos importante, tome cuidado com as tentações da carne.

É claro que é muito legal esse “aval” que há durante os dias de folia, mas, mais uma vez, muitos oportunistas ficam só esperando algum desavisado para aplicar um golpe – ou, em casos mais graves, crimes contra a vida.

Seja precavido em quem você acompanha até um motel e, mais ainda, se você mora sozinho, não leve estranhos para dentro de casa. Lembre-se sempre da frase “Sua casa é seu castelo”.

O Carnaval é uma festa muito divertida e aguardada por grande parte da população. Mas é preciso tomar cuidados mínimos para curtir tudo sem contratempos.

Esperamos que, com essas dicas, você tenha ótimos dias de alegria e que chegue inteiro à quarta-feira de cinzas. 😉

Compartilhe!