TecnologiaÚltimas

Facebook, Messenger e Whatsapp – os apps mais baixados da década!

Não creio que seja novidade para ninguém, mas o Facebook foi o aplicativo mais baixado da década, tanto na App Store, quanto na Google Play Store.

De acordo com um relatório liberado nesta segunda-feira (16) pela App Annie, consultoria especializada em mercado mobile, o aplicativo da rede social mais famosa do mundo obteve mais instalações únicas em celulares Android e iPhone (iOS), na análise global.

Messenger, o WhatsApp e o Instagram, todos do mesmo grupo empresarial comandado por Mark Zuckerberg, aparecem em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Ao todo, sete dos dez apps estão ligados ao segmento de comunicação e redes sociais. O Tiktok, Snapchat e Youtube também estão na lista.

O estudo do relatório levou em consideração os downloads realizados entre 2010 e novembro de 2019. Mesmo não divulgando os números exatos, o relatório incluiu apenas as instalações únicas. Segundo a pesquisa, essa década obteve um grande crescimento no mercado de aplicativos móveis (impulsionada pela popularização de smartphones cada vez mais potentes), com um aumento de 5% no número de downloads e de 15% nos gastos do consumidor, ano após ano.

O WhatsApp, que frequentemente figurou entre os apps mais baixados do mundo durante vários meses de 2019, e foi o mais popular do terceiro trimestre do ano, aparece somente na terceira posição entre os mais instalados da década. Uma explicação para isso talvez seja porque o Facebook (a empresa) tenha implementado muitas melhorias no Messenger, oferecendo mais recursos e fazendo com que as pessoas passassem a utilizar mais o aplicativo.

Facebook, Messenger e Whatsapp - os apps mais baixados da década!

Por outro lado, o TikTok (aplicativo muito popular na China, para compartilhar vídeos curtos), que começou a ganhar popularidade somente em 2018 e obteve um rápido crescimento, conseguiu ficar na sétima posição da lista. Recentemente, o app alcançou a marca de 1,5 bilhão de downloads no mundo todo. A avassaladora crescente deixou o aplicativo à frente de serviços famosos desde o início da década, como Twitter e Youtube.

Curiosamente, um dos aplicativos da lista não é tão popular no Brasil. O UC Browser, navegador mobile chinês disponível para Android e iPhone (iOS), possui grande utilização no seu país de origem, aparecendo com frequência na lista de apps mais baixados do mundo. Ele conquistou a oitava posição no ranking dos últimos dez anos.

Além do ranking de downloads, o relatório divulgou também a lista dos aplicativos mais rentáveis da década. 60% deles estão relacionados a serviços de streaming, inclusive o primeiro colocado, a Netflix. Também aparecem na lista SpotifyYouTube, HBO Now, Pandora Music e Tencent Video – estes três últimos não tão famosos no Brasil.

Veja a lista dos apps mais baixados da década:

  1. Facebook
  2. Facebook Messenger
  3. WhatsApp
  4. Instagram
  5. Snapchat
  6. Skype
  7. TikTok
  8. UC Browser
  9. YouTube
  10. Twitter

Veja a lista dos apps mais rentáveis da década:

  1. Netflix
  2. Tinder
  3. Pandora Music
  4. Tencent Video
  5. LINE
  6. IQIYI
  7. Spotify
  8. YouTube
  9. HBO Now
  10. Kwai
Compartilhe!